sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O maior dilema da vida

"
...Numa noite, Donna contou que estava assistindo um programa de televisão da emissora de serviços públicos. No programa, Elisabeth Krübler-Ross discutia o caso de um menino na Suíça, que estava morrendo por causa de um tumor inoperável no cérebro. Krübler-Ross pediu-lhe que fizesse um desenho de como se sentia. Ele desenhou um tanque militar grande e feio, e atrás do tanque, uma casinha com árvores, grama, um sol brilhante e uma janela aberta. Na frente do tanque, bem no fim do canhão, ele desenhou uma pequenina figura segurando na mão uma placa vermelha de "Pare". Ele próprio."


Como é que uma criança consegue expressar tão bem o maior dilema da vida, a morte?

Esse menino nos mostra que o medo da morte não é dor que temos que passar, ou o medo de não ter aproveitado, ou de ser esquecido. Mas é a indignação com a destruição de algo tão lindo e perfeito, a destruição de si mesmo! Pensar que toda minha história, minhas memórias, meus sentimentos, minhas idéias vão deixar de existir, é como um tanque passando por cima de uma casinha com árvores, grama, um sol brilhante e uma janela aberta.

O Bushido (código do samurai) diz que devemos pensar na morte a todo instante, para que vivamos cada momento como se fosse o último. Cada despedida para ir trabalhar de manhã, tão caloroso como se fosse o último adeus...
Sim é bom, necessário e sensato viver a vida intensamente. Mas não é o suficiente, o problema persiste: se no fim tudo vai virar pó, por que construir algo? Sugar tudo da vida só para aproveitar o máximo de prazer antes de tudo acabar é como viver dopado, entorpecer o corpo e a mente e esquecer o mundo.

A morte é um paradoxo: e existência tentando compreender a não existência. Impossível aceitar. É a prova de que o homem não foi feito para morrer!

Então só há uma solução. E a resposta está no desenho do menino suíço.
Uma criança frágil em frente a um tanque e atrás, uma bela casinha.
A morte é o maior obstáculo da vida, mas não é o fim.
O menino precisa enfrentar o tanque para voltar pra casa.

Fomos criados para viver e vida é o que somos.
Estamos aqui de passagem, nossa casa é no jardim do Criador. Uma casinha com árvores, grama, um sol brilhante e uma janela aberta. E dentro, um pai bondoso de braços abertos dizendo: Entra, filho querido, eu lhe criei para viver comigo, é agora que a vida começa!

Em um mundo corrompido, aprisionado no tempo, a realidade foi confundida com utopia, e chamam de sonhos as lembranças que temos da verdadeira vida.
Mas um dia tudo será restaurado!

"...porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado ....porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor."


PS: Alguns minutos após terminar de escrever esse texto, recebi a notícia de que o pai da minha tia faleceu. Por isso dedico esse texto ao seu Reinaldo, que pouco conheci, mas foi o suficiente para ser impactado pelo seu exemplo de vida.
Jesus disse: "eu sou a vida, quem crer em mim ainda que morra viverá"
Tenho certeza de que aquele velho simpático agora está mais vivo do que nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário